XpK

28/12/2011

Ciclovia Pinheiros. Saída em Santo Amaro

Filed under: Sem categoria — XpK @ 10:53

Não apareceu em lugar nenhum a notícia, nem no site da CPTM. Alguns comentários eu li no facebook e só.

Entrou em funcionamento o acesso à ciclovia da Marginal Pinheiros pela Estação Santo Amaro da CPTM.

Sabendo disso, fui lá conferir. Moro no Jardim Tremembé, e trabalho no Centro Empresarial João Dias faz um par de meses.

Normalmente faço este trecho num ónibus fretado que vem de Guarulhos, mas a semana passada resolvi ir de bike (ainda não tinha o acesso Santo Amaro), cortando Mandaqui, Limão, Sumaré, Itaim Bibi, Brooklin e Granja Julieta.

Minha principal dificuldade se deu do Itaim em frente. As avenidas são carregadas, e desconheço os caminhos alternativos. Entrava numa rua e ia parar num lugar sem ‘conexão’ com o meu percurso.

Detalhe que o Centro Empresarial, tendo o tamanho que tem, não possui bicicletário. Tive que carregar a minha corrente de moto e deixar a bicicleta no paraciclo coberto do Extra.

Na volta, o meu desconhecimento na região unida ao calor imperante, me levaram de Santo Amaro a Vila Mariana onde, após subir a Borges Lagoa (naquele calor não foi legal), peguei a Vergueiro e prossegui rumo ao norte.

Imaginei a facilidade que representaria o acesso à ciclovia da CPTM.

Hoje, sabendo da inauguração do acesso, novamente vim de bike ao serviço.

Repetí o percurso até a Vila Olímpia, onde acessei a ciclofaixa e aproveitei suas características.
Sendo virtualmente plana e não havendo contato direto com o tránsito pesado, nem necessidade de conversões, a segurança, o conforto e a velocidade foram incrementadas. Devo ter demorado de 15 a 20 minutos a menos que sem ela, menos cansado inclusive (brecar e acelerar toda hora cansa).

O acesso na estação esta impecável, a estrutura inquestionável. Tem um ponto com banheiros, bebedouro, ar e um pulverizador de água.

Perguntando aos seguranças fui informado que não é possível atravessar a estação-ponte para sair na Av. Guido Caloi, do outro lado do Rio Pinheiros, coisa que eu já previa.

Descendo à rua, decidi analizar a hipótese de utilizar a Ponte Transamérica, pela calçada, visdto que é contra-mão.

Com pouca opção, fui pela Marginal Pinheiros, e cheguei à base da ponte só para perceber que, numa falta de civilidade, a ponte não possui calçadas. Continuei pela MArginal Pinheiros até a base da Ponte João Dias, que peguei com pouca dificuldade, salvo a ressalva da péssima qualidade do bordo da pista. Do mesmo jeito que a Av. Luiz Drummont Villares, subindo para o Tucuruvi, crostas enormes de cimento ‘embelezam’ o caminho.

Na próxima vez, vou tentar pela rua Adele.

9 Comentários »

  1. Fala amigo.

    Moro no Bom Retiro ( metade do seu percurso?) e trabalho no Cenesp.

    Pretendo ir de bike trabalhar, mas estou com dificuldades pra montar o melhor percurso. Até a sumaré ok! Vc passa pelo viaduto do Pacaembu?

    Depois que fico um pouco confuso.

    Poderia me ajudar?

    Acredito que com a entrada na estacao pinheiros ou pq. Villa lobos, nosso percurso seja mais calmo.

    Abs

    Comentário por Thiago Pereira — 11/01/2012 @ 00:30

  2. Thiago,

    Fiz uns mapinhas com as rotas baseadas no Acesso da Vila Olímpia.

    Ida: http://www.bikely.com/maps/bike-path/tremembe-vila-olimpia-cenesp

    Volta: http://www.bikely.com/maps/bike-path/cenesp-tremembe

    Ainda estou bolando as rotas para Cidade Universitária, que eu acho seria melhor que no acesso do Pq Villa Lobos.

    Aliás, o que tenho visto do progresso dos trabalhos me leva a acreditar que serão inaugurados no 25 de Janeiro de 2012.

    Comentário por XpK — 12/01/2012 @ 09:31

  3. A rua Adele geralmente é mais tranquila mesmo, nunca fui de bike por ela, mas parece tranquilo. Poderia realmente haver um bicicletario em uma das estações de Santo Amaro ou Largo Treze. Aparentemente o acesso é pouco utilizado. Vendo pelo trem os trabalhos na ciclovia da vila olimpia para frente esta sendo bem acelerado. Espero que inaugurem em breve. Eu faço um percurso pequeno e deixo minha bicicleta no bicicletario da vila olimpia.

    Comentário por Alexandre — 12/01/2012 @ 21:42

  4. Obrigado XpK!

    Vou testar boa parte da rota que você passou nesse final de semana!
    Eu passando de carro pela marginal, próximo ao Vila Lobos não vi muitos avanços. Alguns pontos há as grades, porém o piso ainda não está o igual aos demais pontos da ciclovia. O ideal, mas acredito que vá demorar seria na Estação Pinheiros que é onde temos metro, onibus e trem, para integração.

    Thiago

    Comentário por Thiago Pereira — 13/01/2012 @ 23:58

  5. Passei 2 vezes de Trem na semana passada, e nada me tira da cabeça que vai ficar pronto para semana que vem. Espero não estar errado! 😉

    Comentário por XpK — 16/01/2012 @ 09:37

  6. O Asfalto avançou 500 mts. Não o suficientemente Rápido :-/.
    A chuva constante não está ajudando tb.

    Comentário por XpK — 18/01/2012 @ 13:28

  7. Passei agora pouco na Marginal sentido Interlagos e vi que estavam sinalizando e limpando a ciclovia na estação Cidade Jardim.

    Espero que até o final de janeiro consigam finaliza-las. Vai fazer uma baita diferença…

    XpK, apesar não saber mexer muito na ferramenta, montei uma rota um pouco mais tranquila pra chegar até o CENESP. Domingão agora farei o teste.
    http://www.bikely.com/maps/bike-path/copy-of-bom-retiro-rua-atlantica

    Vc tem deixado a bike no Extra? Parece que podemos deixar a bike no estacionamento das motos.

    Comentário por Thiago Pereira — 19/01/2012 @ 09:29

  8. Thiago, o extra tem 2 bicicletários, Um pelo acesso à Guido Caloi (achei meio deserto) e outro pela Av. Maria Coelho Aguiar (aqui eu deixei a bike).
    Ambos bicicletários ficam junto do guiché do responsável pelas motos.
    Precisa uma boa corrente, o responsável confere apenas saídas e entradas de motos.

    O uso do bicicletário não obriga o uso do estabelecimento.

    Se você usa o twitter, pode me encontrar nele como @xupakavraz

    Bom pedal.

    Comentário por XpK — 24/01/2012 @ 10:17

  9. Parabens pela iniciativa e por compartilhar como os amigos. Abraço

    Comentário por Ronaldo Augusto — 01/04/2013 @ 08:16


RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

